12 Maravilhas do Ipiranga

As 12 Maravilhas do Ipiranga são edifícios preservados por tombamento que marcam a paisagem do Ipiranga. São fruto da primeira ocupação do bairro, em meados de 1890, e estão instaladas nas áreas remanescentes de propriedade do Conde José Vicente de Azevedo. Encontram-se assim perenizados, ampliando os significados desta colina histórica para uma nova dimensão, atemporal e sempre necessária: a da solidariedade humana.

1. Asilo de Meninas Órfãs e Desamparadas Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga

Fundado em 1896, o orfanato particular idealizado pelo Conde Vicente de Azevedo proporcionava abrigo e proteção às meninas órfãs e pobres, além de instrução primária e profissionalizante. Hoje abriga a Unidade I da FUNSAI – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga e o Museu Vicente de Azevedo.

Rua Dom Luis Lasanha, 300.

2. Noviciado Nossa Senhora das Graças

Inaugurado em 1920, como uma Casa de Formação das Irmãs Salesianas, com projeto do arquiteto e também padre Domingos Delpiano.

Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 176.

3. Educandário Sagrada Família

Sob o cuidado das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, o Educandário surge com o objetivo de abrigar ex-escravizados e seus descendentes. A Congregação teve como fundadora Santa Paulina. Hoje, funcionam no local a Sede da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, o Educandário Sagrada Família, o Centro de Formação Sagrada Família e o Memorial da Santa Paulina, que é aberto à visitação.

Avenida Nazaré, 470.

4. Orfanato Cristovão Colombo

Inaugurado em 1895, tinha como função abrigar e acolher meninos órfãos, filhos de imigrantes italianos. A obra foi idealizada pelo Padre Marchetti – Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos. Foi a primeira obra assistencial do Ipiranga, hoje funcionando como centro de acolhimento para crianças (Instituto Cristovão Colombo) e Museu.

Rua Dr. Mário Vicente, 1108.

5. Seminário João XXIII

Inaugurado em 1962, com a função inicial de abrigar um Seminário com cursos de Teologia e Filosofia. Foi construído em parte das terras doadas para a Congregação Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos. Hoje oferece cursos de Teologia e Filosofia para candidatos ao sacerdócio e não religiosos.

Rua Dr. Mário Vicente, 1108.

6. Colégio Católico Japonês São Francisco Xavier

Fundado inicialmente para o acolhimento e evangelização de imigrantes japoneses e seus descendentes. O colégio foi inaugurado em 1931 e planejado pelo Padre italiano Guido Del Toro.

Rua Moreira e Costa, 531.

7. Instituto Maria Imaculada

Inaugurado em 1931, deveria funcionar como internato e semi-internato de moças. Hoje funciona como Colégio Maria Imaculada dr. Piero Roversi e Centro de Apoio Santa Vicenta Maria – CAVIM.

Avenida Nazaré, 711.

9. Instituto de Cegos Padre Chico

Inaugurado em 1928 como Instituto para Cegos, hoje abriga o Colégio Vicentino Padre Chico de educação infantil e fundamental, voltado prioritariamente para deficientes visuais.

Rua Moreira de Godói, 456.

11. Clínica Infantil do Ipiranga

Fundada em 1932, tinha como função inicial o atendimento de mães e crianças de famílias de baixa renda. Tornou-se centro de referência em assistência à criança e polo de formação de médicos pediatras em São Paulo. Hoje, funciona como Hospital Dom Alvarenga.

Avenida Nazaré, 1361.

8. Juvenato Santíssimo Sacramento

Construído, em 1931, para a educação católica de jovens com vocação eclesiástica.

Rua Dom Luis Lasanha, 400.

10. Seminário Central do Ipiranga

Foi a primeira faculdade de Teologia do Brasil com reconhecimento do direito canônico, fundada em 1934. Hoje, funciona como Arquivo Metropolitano da Mitra Arquidiocesana de São Paulo, Paróquia da Imaculada Conceição do Ipiranga, campus da Pontifícia Universidade Católica – PUC e Biblioteca Teológica.

Avenida Nazaré, 993.

12. Grupo Escolar São José

Inaugurado em 1924 como escola de ensino primário mista e gratuita, mantida pelo Conde José Vicente. Foi o primeiro campus da Universidade São Marcos no Ipiranga e hoje abriga uma instituição de ensino básico.

Rua Moreira de Godói, 312 (esquina com a Av. Nazaré).