Acervo

Acervo

O Museu Vicente de Azevedo dispõe de um acervo eclético relativo ao século XIX e primeira metade do século XX paulista. As coleções incluem mobiliário, objetos de decoração, adorno, uso pessoal e  vestuário, devoção, brinquedos, além de quadros e retratos do século XIX e primeiras décadas do século XX.

Arquivos

Pouco mais de 4500 documentos relacionados à vida e atuação do Conde José Vicente de Azevedo (1859 a 1944) em sua cidade natal Lorena e em São Paulo, sobretudo nos bairros do Ipiranga, Sumaré e Belenzinho.

Documentação histórica e fotográfica sobre o Asilo de Meninas Órfãs, Grupo Escolar São José e Clínica Infantil do Ipiranga (atual Hospital D. Antonio de Alvarenga), dentre outras obras realizadas por ele ou com seu apoio.

Arquivos pessoais de personalidades da história paulista como Pedro Vicente de Azevedo (1843 -1912), Joaquim José (Conde) de Moreira Lima (1842-1926) e Francisco de Assis Vieira Bueno (1816-1908).

O Museu abriga uma centena de registros orais e escritos com depoimentos, uma extensa hemeroteca, desenhos, plantas e mapas e fotografias originais.

Biblioteca

São mais de 600 títulos, abordando temas como História do Brasil, Genealogia Brasileira, História de São Paulo e seus bairros, Religião, Pedagogia, Artes, Museologia dentre outros. Grande parte dos livros pertenceu ao próprio Conde José Vicente e seus familiares, alguns livros contêm dedicatórias e histórias curiosas.

Pesquisa

O MVA atende pesquisadores interessados em trabalhar com nosso acervo às segundas, mediante agendamento prévio feito por e-mail..