O Museu

O Museu está instalado no edifício que foi projetado em 1889 pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo e idealizado por José Vicente de Azevedo, com o propósito de ser um estabelecimento educacional para abrigar meninas órfãs. (Asylo de Meninas Órfãs e Desamparadas Nossa Senhora Auxiliadora do Ypiranga).

A obra foi projetada graciosamente pelo Dr. Francisco de Paula Ramos de Azevedo, que indicou os arquitetos Guilherme e Jorge Krug para executá-la. Foi inaugurado em 22 de novembro de 1896. O edifício está protegido pelo tombamento do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo Conselho de Defesa do Patrimônio Municipal - Conpresp desde 2007.

Apresenta arquitetura do final do século XIX, grandiosa e rústica. A fachada, que era a princípio de tijolo à vista, posteriormente foi revestida e o edifício ampliado . Canteiros geométricos versalheses adornam os jardins, que abrigam as hermas de José Vicente e Candida Lopes Vicente de Azevedo, fundadores da instituição.